Projeto Convivência
No segundo semestre, os
alunos do 2º período fizeram um trabalho sobre identidade, tiveram a
oportunidade de refletirem e falarem sobre o jeito de serem suas preferências, seus sentimentos, e,
assim, irem se conhecendo mais.
A partir da descoberta do eu,
percebemos a necessidade de trabalhar esse “eu” com o outro numa relação de
convivência harmoniosa. Em casa, antes
do contato com o universo escolar, a criança tem apenas a referência dos pais e
responsáveis. Quando entra na escola, ela entra em contato com diferentes
crianças, culturas e pontos de vista. Os alunos dessa turma tinham uma queixa
recorrente em relação ao outro e não tinham o hábito de escutar o colega. Eles
reclamavam que o amigo tinha batido, pegado algum objeto, gritado, etc.
Geralmente, apontado a falha do outro.
A primeira atividade foi
reavaliar os combinados que construímos no início do ano. Os alunos refletiram
sobre essas regras, propondo, se necessário, alterações para que elas se
tornassem cada vez mais claras e mais eficientes.
Em seguida, criamos a roda
de assembleia no final da aula. Um espaço onde os alunos avaliam como foi o dia
na escola. Nessa roda, cada criança fala da sua relação com o outro, o que foi
bom e o que ele não gostou. A regra é falar de você e não do outro.
Depois resolvemos trabalhar
com o livro:
As crianças gostam de
brincar e se divertir, mas também de falar sério e discutir os seus conflitos.
Esse livro propõe questões para as crianças pensarem, discutirem e expressarem
suas próprias opiniões.
Veja alguns exemplos:
Depois da roda de discussão,
as crianças faziam o registro da sua opinião através do desenho.
Trabalhamos também com o
livro “Eu e os outros – Melhorando as relações”, de Liliana Iacocca e Michele
Iacocca.
Quantas pessoas resolvem
seus problemas a socos e pontapés! Quantas jogam lixo nas ruas! Ninguém pode,
na sua relação com o outro e consigo mesmo, fazer tudo o que quer a qualquer
momento sem considerar as consequências que isso lhe impõe. As atividades
com esse livro motivaram as crianças a fazerem uma autocrítica e uma reavaliação
de atitudes comuns do dia a dia, que dificultam a convivência entre as pessoas
em casa, na escola, etc.
Os temas discutidos foram:
- Com quem você se parece?
- Como eu gostaria de ser?
- Eu e os outros da minha casa.
- Eu e os outros na escola.
- Para conviver melhor é preciso...
O foco foi possibilitar que as
crianças pensassem sobre a importância do respeito ao outro, da solidariedade,
do companheirismo.
Agora estamos encerrando
nossas atividades e pensando o que nos deixa feliz. Para isso estamos lendo o
livro:
Já é possível perceber
mudança no comportamento dos alunos da turma em todo o espaço escolar. Eles
demonstraram maior envolvimento entre si, com o fortalecimento da amizade, do
respeito, da capacidade de perdoar e de se colocar no lugar do outro.
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