CONVIVÊNCIA


Projeto Convivência


No segundo semestre, os alunos do 2º período fizeram um trabalho sobre identidade, tiveram a oportunidade de refletirem e falarem sobre o jeito de serem suas preferências, seus sentimentos, e, assim, irem se conhecendo mais.

A partir da descoberta do eu, percebemos a necessidade de trabalhar esse “eu” com o outro numa relação de convivência harmoniosa. Em casa, antes do contato com o universo escolar, a criança tem apenas a referência dos pais e responsáveis. Quando entra na escola, ela entra em contato com diferentes crianças, culturas e pontos de vista. Os alunos dessa turma tinham uma queixa recorrente em relação ao outro e não tinham o hábito de escutar o colega. Eles reclamavam que o amigo tinha batido, pegado algum objeto, gritado, etc. Geralmente, apontado a falha do outro.

A primeira atividade foi reavaliar os combinados que construímos no início do ano. Os alunos refletiram sobre essas regras, propondo, se necessário, alterações para que elas se tornassem cada vez mais claras e mais eficientes.

Em seguida, criamos a roda de assembleia no final da aula. Um espaço onde os alunos avaliam como foi o dia na escola. Nessa roda, cada criança fala da sua relação com o outro, o que foi bom e o que ele não gostou. A regra é falar de você e não do outro.


Depois resolvemos trabalhar com o livro:



As crianças gostam de brincar e se divertir, mas também de falar sério e discutir os seus conflitos. Esse livro propõe questões para as crianças pensarem, discutirem e expressarem suas próprias opiniões.

Veja alguns exemplos:





Depois da roda de discussão, as crianças faziam o registro da sua opinião através do desenho. 










Trabalhamos também com o livro “Eu e os outros – Melhorando as relações”, de Liliana Iacocca e Michele Iacocca.

Quantas pessoas resolvem seus problemas a socos e pontapés! Quantas jogam lixo nas ruas! Ninguém pode, na sua relação com o outro e consigo mesmo, fazer tudo o que quer a qualquer momento sem considerar as consequências que isso lhe impõe.  As atividades com esse livro motivaram as crianças a fazerem uma autocrítica e uma reavaliação de atitudes comuns do dia a dia, que dificultam a convivência entre as pessoas em casa, na escola, etc. 

Os temas discutidos foram:

  • Com quem você se parece?
  • Como eu gostaria de ser?
  • Eu e os outros da minha casa.
  • Eu e os outros na escola.
  • Para conviver melhor é preciso...





O foco foi possibilitar que as crianças pensassem sobre a importância do respeito ao outro, da solidariedade, do companheirismo. 
Agora estamos encerrando nossas atividades e pensando o que nos deixa feliz. Para isso estamos lendo o livro: 





Já é possível perceber mudança no comportamento dos alunos da turma em todo o espaço escolar. Eles demonstraram maior envolvimento entre si, com o fortalecimento da amizade, do respeito, da capacidade de perdoar e de se colocar no lugar do outro.











 


























 


















































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